DE-4.1

Depoimento de Jayme de Barros

[1982]
Download

EMPTY LABEL

Code
DE-4.1
Title
Depoimento de Jayme de Barros
Summary
lª entrevista: Nascimento em Campos, RJ; origem familiar; o gosto da mãe pela literatura; infância em Campos de Goitacases; aos 12 anos perde o braço direito em acidente; primeira vinda ao Rio no centenário da Abertura dos Portos; aos 13 anos a vinda definitiva para o Rio; o ginásio no Colégio Pedro II; a influência do professor Silva Ramos em sua vocação literária; a publicação das primeiras crônicas; Laudelino Freire; as aulas de João Ribeiro; a influência do positivismo; polêmica em torno do seu discurso de formatura; inicia a carreira jornalística no "Rio Jornal"; o trabalho como repórter parlamentar; viagem a Portugal; a disputa entre "O País" e o "Correio da Manhã"; os dois mandatos como deputado estadual; I Congresso Nacional de Educação; o encontro com Portinari no Café Lamas; as temporadas artísticas no Rio; como jornalista escreveu sobre a Semana de Arte Moderna e sobre artes em geral; as ligações com os escritores modernistas; o "Baile na Roça"; Portinari e Villa-Lobos, artistas revolucionários.
2ª entrevista: A passagem do Cometa Halley em 1910; Portinari e Villa-Lobos avessos à improvisação; a efervecência social, política e os intelectuais dos anos 20; com o incêndio de "O País" em 1930, passa a colaborar com jornais paulistas sob pseudônimo; a convite de Assis Chateaubriand vai para "O Jornal" e para o "Diário da Noite"; cria a coluna literária "Espelho dos Livros"; a deformação na pintura de Portinari; através do chanceler Macedo Soares começa a frequentar o Itamaraty; escreve breve história da diplomacia brasileira; o primeiro encontro com Getúlio Vargas; a nomeação para o Itamaraty como terceiro-secretário; o Serviço de Imprensa do Itamaraty; viagem à Argentina e ao Chile; o Serviço de Documentação do Itamaraty; em 1945 acompanha o Ministro Leão Velloso à Conferência de Chapultepec e a Washington; a Conferência de São Francisco para criação da ONU; em São Francisco trabalha também como correspondente dos "Diários Associados"; George Bernanos; Aliança Nacional Libertadora; a "Revista de Cultura Política"; a convivência com Portinari; a Associação dos Artistas Brasileiros; as exposições de Portinari e Tarsila; o "Café"; assessoria de imprensa para o Ministro Gustavo Capanema; o poder aglutinador de Capanema; o edifício do Ministério da Educação e Cultura/MEC; revelações sobre a colaboração de Le Corbusier com Niemeyer e Lúcio Costa; os protestos contra a contratação sem concurso de Portinari para a execução dos afrescos do MEC; a dedicação de Portinari aos trabalhos do MEC; Getúlio Vargas como conciliador; Oswaldo Teixeira; Portinari, professor da Universidade do Distrito Federal/UDF; Portinari grande observador dos mestres; as visitas diárias aos museus de Paris; a exposição de Portinari no Museu de Arte Moderna de Nova York/MoMa; os retratos dos Rockefeller; Rockwell Kent; o "Retrato de Sofia Cantalupo"; a legalização do Partido Comunista Brasileiro/PCB; a ida para Paris.
3ª entrevista: A exposição de Portinari na Galeria Charpentier em Paris; histórias de Portinari; o desembarque dos quadros de Portinari do navio Duque de Caxias em Marselha; a coleção de obras de artistas brasileiros; Rosalita Mendes de Almeida; a pintura sacra de Portinari; a candidatura de Portinari ao Senado; as críticas a Portinari; o exílio de Portinari no Uruguai; Iberê Camargo; Cícero Dias; a viagem de Portinari a Paris em 1949; na volta ao Rio, o banquete oferecido pelos amigos no Jockey Club; a reeleição de Getúlio Vargas; os painéis "Guerra" e "Paz"; a exposição Portinari Desenhista; a inauguração dos painéis na sede da ONU em Nova York; a exposição de Portinari na Galeria Wildenstein; a morte de Portinari; o elogio a Portinari.

1st. interview

His birth in Campos, Rio de Janeiro; family background; his mother's bent towards literature; childhood in Campos de Goitacases; loses his right arm in an accident at the age of 12; his first visit to Rio during the comemoration of  "Abertura dos Portos" centinneal; at the age of 13  moves to Rio permanently; secondary school at Colégio Pedro II; the influence of Professor Silva Ramos on his literary calling; publishes his first chronicles; Laudelino Freire; João Ribeiro's classes; the influence of Positivism on him; his polemic graduation address; the beginning of his career as a journalist in "Rio Jornal"; his work as a parliamentary reporter; trip to Portugal; the dispute between "O País" and "Correio da Manhã" newspapers; the two mandates as deputy; I Congresso Nacional de Educação; meeting Portinari at the Café Lamas; the artistic seasons in Rio; as a journalist he wrote on Semana de Arte Moderna and the arts in general; his links with modern writers; the painting "Country Ball"; Portinari and Villa-Lobos - revolutionary artists.

2nd. interview

Halley's Comet in 1910; Portinari and Villa-Lobos against improvisation; lively social activity; politics and the intellectuals of the 20's; after the burning of "O País" newspaper in 1930, starts to write, under a pseudonym;  writes for other newspapers in São Paulo; invited by Assis Chateaubriand to write for "O Jornal" and "Diário da Noite" newspapers; creates the literary column "Espelho dos Livros"; the use of distortion in Portinari's painting; introduced by Chancellor Macedo Soares into Itamarati life; writes a brief story of Brazilian diplomacy; first meeting with President Getúlio Vargas; nomination for Itamarati as 3rd. Secretary; the Itamarati Press Service; the Itamarati Documentation Service trips to Argentina and Chile; in 1945 accompanies Minister Leão Veloso to the Chapultepec Conference and to Washington; the San Francisco Conference for the creation of the United Nations/UN; works in San Francisco as a correspondent for "Diários Associados"; George Bernanos; Aliança Nacional Libertadora; the "Revista de Cultura Política"; intimacy with Portinari; Associação dos Artistas Brasileiros; Portinari's and Tarsila do Amaral's exhibits; "Coffee"; press advisor to Minister Gustavo Capanema; Capanema's cohesive power; the Ministério da Educação e Saúde/MES building; revelations on the colaboration of Le Corbusier with Niemeyer and Lúcio Costa; the protest against the commissioning of Portinari without competition for the painting of the MES' frescos; Portinari's dedication to his work at the Ministery; President Getúlio Vargas as a mediator; Oswaldo Teixeira; Portinari teaches at the Universidade do Distrito Federal/UDF; Portinari - a great admirer of the masters;  daily visits to the museums in Paris; Portinari's show at the Museum of Modern Art/MoMA, in New York; the portraits of the Rockfellers; Rockwell Kent; the "Portrait of Sofia Cantalupo"; the legalization of the Communist Party;  leaves for Paris.

3rd. interview

Language
portuguêsLanguage
Organizer15
speaker
Role
Maria Christina Guido entrev.Person
Oswaldo Barbosa téc. somPerson
Media Type
OriginalMediaType
Preservation
GoodPreservation
Observation
Matriz: 6 fitas rolo Cópia: 6 CDs Depoimento transcrito
Notes
Entrevistas realizadas em 2, 15 e 21 de dezembro de 1982.
About Person124
About Event5
About Organization16
Related Work18
Subject of Document
Media
DE-4.docMediaObject
Audio
1455139 1.1AudioObject
1455140 1.2AudioObject
1455141 1.3AudioObject
1455142 1.4AudioObject
1455143 2.1AudioObject
1455144 2.2AudioObject
1455145 2.3AudioObject
1455146 2.4AudioObject
1455147 2.5AudioObject
1455148 3.1AudioObject
1455149 3.2AudioObject
1455150 3.3AudioObject
1455151 3.4AudioObject
1455152 4.1AudioObject
1455153 4.2AudioObject
1455154 4.3AudioObject
1455155 4.4AudioObject
1455156 5.1AudioObject
1455157 5.2AudioObject
1455158 5.3AudioObject
1455159 5.4AudioObject
1455160 6.1AudioObject
1455161 6.2AudioObject
1455162 6.3AudioObject
1455163 6.4AudioObject
numberOfInterviews
3
numberOfMatrices
6
numberOfCopies
7
duration
6h 20min
transcriptedPages
1
restrictedAccess
transcript
 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura